sábado, 2 de outubro de 2010

:: NOFX ::

O Declínio
- Por Marco Souza -

"Nightmare! Recording this fuck was a total nightmare. Writing it was a total nightmare. I'm glad we did it but I wouldn't do it again. We went back to the studio 3 different times and added stuff and remixed and remastered 4 times. It ain't no rock opera like The Song Remains the Same or nothing. We got the idea from Subhumans, not Rush. Why an 18 minute song? Just to do something different. We've done enough short songs, time for a long one. Anyway, my advice, never try this song at home."

Muito antes de Green Day lançar seu opera-punk-rock, em American Idiot, que ganhou notoriedade através de clipes emos na MTV, o NOFX esbofeteou minha orelha com The Decline. O EP praticamente passou despercebido pela maioria (o que é de se esperar de um EP). Consistia em apenas um hardcore épico de 18 minutos. A banda negou qualquer conceito opera-rock; para eles a ideia era exercitar a criatividade. E por falar em criatividade, a banda estava no seu auge, já que esse EP apareceu em 1999, logo depois do ótimo So Long And Thanks For All The Shoes.

"The Decline", a música, parece um retalho de canções dispersas, tanto no som como nas letras. Porém neste último quesito ela não se sai tão bem: apesar de bons trechos, o todo se apresenta disforme. Eles atiram de forma caótica contra política, sociedade (em particular a norte-americana) e religião através de versos dispersos cheios de ironia, forte marca da banda. Já no som a coisa flui de outra forma, com variações bem casadas que dão a impressão de estarmos escutando um álbum com diferentes músicas.

A partir daí, NOFX envelheceu e perdeu a força. Mas mesmo hoje, após as letras com viés punk saírem de moda, eles continuam firmes na ideologia. Nessa onda de conformismo colorido é interessante resgatarmos músicas que possuem alguma atitude, para afastarmos o bundamolismo do rock.

He's got his, and I've got mine
Meet The Decline

DOWNLOAD: 39 MB

Um comentário:

Lux disse...

É Marcolito! Por esta eu não esperava: o NOFX fazendo uma música do tamanho daquelas do Dream Theather... Salve o prog-punk!

Já ouviu o disco do Dwarves, o violentíssimo e horrendo "Blood, Guts & Pussy"(Sub Pop, 1990)? Mais ou menos no mesmo tempo deste EP do NOFX (ou seja, uns 18 minutinhos), os negos mandam nada menos que 14 hardcores com temáticas como... sangue, tripas e buceta. É uma maravilha... :P

Abrattss!