ELLIOTT SMITH - "Figure 8" (2000)
"Os anos decorridos entre a gravação de Either/Or e Figure 8 foram turbulentos para Elliott Smith. Em 1997, os seus amigos começaram a preocupar-se com o seu comportamento alcóolico e auto-destrutivo. Convenceram-no a passar uma curta temporada num hospital psiquiátrico no Arizona e a experiência foi desagradável.
Mas o fato de a sua música surgir na trilha sonora de Gênio Indomável valeu-lhe uma nomeação para o Oscar e uma mudança de gravadora. Na Dreamworks dispôs de uma luxuosa produção em estúdio, evidente em Figure 8, graças ao número de pistas e de camadas musicais, e aos elegantes arranjos de cordas em canções como “Everything Means Nothing To Me”.
Como nos discos anteriores, as letras melancólicas de Smith são acompanhadas de momentos de otimismo, e é tentador imaginar que esta atmosfera descontraída é mais evidente em Figure 8. Será que a mudança para um clima mais quente teve influência neste trabalho? Estabelecera-se em Los Angeles após um longo período de nomadismo. A canção “L.A.” resume tudo, deambulando entre a libertação e a desolação, misturando as típicas e animadas harmonias da Costa Oeste com o refrão: “Last night I was about to throw it all away.”
Em “In The Lost and Found (Honky Bach)”, Smith utiliza o mesmo piano dos estúdios Abbey Road que Paul McCartney tocara em “Penny Lane”. Como fã de sempre dos Beatles, isso deu-lhe enorme prazer; também deu oportunidade aos críticos para o compararem aos Fab Four. Tinham razão, no sentido em que este disco roça a grandeza. Brilhante, desconsolado e universal.” - 1.001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer
DOWNLOAD (mp3 de 192kps - 70 MB):
http://www.mediafire.com/?2iy8zuvehnl
APERITIVOS: OUÇA 2 FAIXAS COMPLETAS DO ÁLBUM...
Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário