quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

The Cars


[1978] The Cars

O disco de estréia dos Cars tem apenas nove músicas e dura pouco mais de meia hora, mas mesmo assim acaba sendo um perigo pra quem não tem tempo sobrando. Suas faixas são canções pop de rara perfeição, daquelas que grudam imediatamente no ouvido e nunca causam enjôo, nem depois de mais de duas décadas circulando pelas rádios.

The Cars nasceu em 1976 na cidade de Boston, quando Ric Ocasek e Benjamin Orr que vinham tocando desde o começo da década em bandas de baile, se estabeleceram de vez na guitarra e no baixo, respectivamente. Assim que deram as boas vindas a mais um guitarrista (o canhoto Elliot Easton), o tecladista Greg Hawkes e o baterista ex-Modern Lovers Dave Robinson, o grupo estava pronto para o sucesso.

Tão pronto que logo as primeiras gravações demos - feitas no porão de Ric - entraram no topo das paradas das estações locais antes mesmo de ter assinado contrato com algum selo.

Lançado em maio de 1978 pela Elektra Records, o disco não podia abrir de maneira mais explosiva, enfileirando logo de cara os três maiores êxitos de toda a história do grupo, "Good Times Roll", "My Best Friend's Girl" e "Just What i Needed". A banda costumava dizer que The Cars, o álbum, era seu verdadeiro best of. Com razão todas as nove faixas se tornaram sucesos radiofônicos e clássicos do pop-rock dos anos 80. Até as que não estouraram viraram hinos da geração new wave como "Moving In Stereo" usado na trilha de uma das mais marcantes cenas da comédia adolescente, Picardias Estudantis.

Todas as faixas foram compostas por Ric Ocasek, a partir de seu dom de agradar ao mesmo tempo rockeiros, modistas e modernos, colacando uma pitada de ironia e ingenuidade bublegum no carrancudo art rock da época. Apesar do instrumental quadrado e mecânico - importado da fase alemã de Bowie - e dos teclados típicos da new wave, a sonoridade se mantém atual através de suas melodias altamente assobiáveis e guitarras sempre em primeiro plano.

A estrada percorrida pelos Cars rendeu mais cinco discos, com destaque para Heartbeat City de 1984, e seguiu reta até 1988 quando Ocasek resolveu saltar e seguir a pé para se dedicar à sua carreira solo e ajudou a criar a identidade de bandas como Weezer (Ocasek produziu o primeiro disco da banda, o tão famoso Blue Album), Hole, Guided By Voices e Bad Religion. Em 97 lançou seu mais elogiado trabalho, Troublizing. Ben Orr que se revezava nos vocais com Ric, se arriscou em apenas uma obra solo de pouca repercussão e morreu em outubro de 2000.

Texto publicado na Rock Press de dezembro de 2000, por João Eduardo Veiga.

Foi através desse texto que conheci a banda e me apaixonei antes mesmo de ouvi-la, até que um dia encontrei uma edição alemã desse disco jogada num saldão a meros dez reais mas acho que se não o conhecesse eu compraria esse disco só pela capa. Ouvi até furar é claro e depois nem me surpreendi ao saber que Smashing Pumpkins e Nirvana já tocaram covers do The Cars.

Download: Sharebee - mp3 de 192 kbps - 48 MB

Um comentário:

RodrigoF. disse...

Meu corpo estranhamente, se arrupiou antes mesmo de ouvir.