quinta-feira, 17 de julho de 2008

:: The Pillows ::


Mais uma pra categoria nerd. Dessa vez trata-se de uma banda conhecida através de um anime insano chamado フリクリ, ou FCLC, ou Fooly Cooly, mais comumente conhecido como Furi Kuri.

The Pillows, formada em 1989 (mantém até hoje sua formação original, com excessão do baixista), mistura muito bem J-Pop, Power-pop (termo que aprendi com o Lux Lúcio, também conhecido como Dirty Little Dummie e raramente chamado de Eduardo) com Indie-rock, indo desde um som mais sujo e agressivo até um pop-rock marcante, cantado sempre em japonês com apenas algumas frases, geralmente o refrão, que dá nome às canções, em inglês. Porém é ai que reside o problema, o vocal. Todas músicas soam perfeitas até se ouvir uma voz fanha e desempolgada (peguei um pouco pesado) do guitarrista Sawao Yamanaka.

Mas o instrumental conscistente, com riffs espertos e o ótimo punch na guitarra de Yoshiaki Manabe (juntamente com a de Yamanaka) somados à bateria de Shinichirou Sato, produz ótimas baladas e porradas que sempre soam como aquela gravaçãozinha mal feita, no melhor dos sentidos.

Então bate aquela dúvida, mas será possível rock cantado em japonês? Depois de passado o estranhamento, e preconceito, inicial é fácil se acostumar com o idioma nipônico nas músicas, pena não dizer o mesmo da voz de Yamanaka (que parece cantar em um videokê). Não desista na primeira nem segunda tentativa, vale a pena conhecer Happy Bivouac ou a trilha do anime por músicas como "Crazy Sunshine", "Black Seat Dog", 'Funny Bunny" e todo o resto pra variar.


Aproveito para encaixar, nunca tarde demais, na série desse blog Turismo Inter-Planetário da Depredando S/A, viajando hoje pela maravilhosa ilha do Pacífico Norte, Japão.

Download: The Pillows - Happy Bivouac (1999) [79mb]
Download: The Pillows - Fooly Cooly OST 3 (2005) [96mb]

2 comentários:

Unknown disse...

Melhor analise não haveria...

Depois que vc se acostuma com a voz, tudo fica ótimo.
Já passei horas escutando the pillows.

http://toskcom.blogspot.com.br/ disse...

Acredito que é uma das poucas coisas que dá pra se ouvir do Japão!
Curioso (dica de nerd), é ouvir trilhas de aniamções antigas japonesas..., tipo Capitão Harlock, mas é possível encontrar coisas massa como a Trilha do Samurai Shamploo, Cowboy Beebop e pros que puderam ver e ouvir, Lupin III, no rock progressivo e funk dos anos 70.