domingo, 15 de junho de 2008

:: Art Of Field Recording - Vol. 1 ::

:: The Art Of Field Recording, Volume 1 ::
Fifty Years Of Traditional American Music
Documented By Art Rosenbaum


Essa preciosidade é nada mais nada menos que um BAÚ DE TESOUROS - repleto de jóias de valor histórico inestimável. O pintor Art Rosenbaum, junto com sua esposa Margo, coletaram durante cerca de meio-século de pesquisa e gravação verdadeiras pérolas da música popular americana, muitas delas nunca antes disponíveis ao público. Esta primeira caixinha de 4 CDs de The Art of Field Recording (o segundo volume está a caminho...) traz uma coleção formidável de velhas canções (registradas entre 1956 e 2007) de folk, blues, gospel, bluegrass, canções mexicanas, spirituals, entre outras expressões do verdadeiro pé-rapado americano. That's true folk music! O BOX original vem acompanhado por um livro ilustrado de 96 páginas que contêm informações e comentários sobre as faixas, além de pinturas e fotografias do casal Rosenbaum, fazendo da aquisição da caixinha concreta um must para qualquer um que se interessa pelos primórdios e raízes da música americana. O foda é a grana...

Alguns "folcloristas acadêmicos" como Harry Smith e Alan Lomax já tinham se notabilizado nesta arte do "field recording" (gravações informais de música que surge espontaneamente da alma do povão e é imortalizada bem longe dos estúdios: em igrejas, plantações, botecos, barracos, puteiros, wherever it shines...) - o que gerou, por exemplo, a célebre The Anthology Of American Folk Music, sem a qual Bob Dylan talvez nunca teria existido como Bob Dylan. Este procedimento do "field recording" foi essencial para a conservação de uma cultura que vivia sob ameaça de extinção. E que, graças aos esforços heróicos desses amantes da música que viajaram a América munidos de seus microfones e do desejo de imortalizar a música americana autenticamente popular, vive agora para sempre, em plena era digital, esses rústicos e toscos brilhantismos sônicos saídos direto da alma popular.

Esse é sem sombra de dúvida um dos DOCUMENTOS HISTÓRICOS mais relevantes que foram lançados nos últimos anos - não só pra quem curte música, mas pra qualquer um que tenha interesse em história americana, antropologia, sociologia, folclore e os dilemas da sobrevivência de culturas tradicionais e arcaicas no mundo pós-moderno... Download obrigatório! :)

LEIA MAIS : PÁGINA OFICIAL - ART ROUSEMBAUM - BLACK GROOVES - PITCHFORK - UNCUT - MERCURY ART WORKS.

OUÇA AQUI: entrevista de Art Roseumbaum a John Schaefer na WNYC, rádio de Nova York.





Cd 01: http://www.megaupload.com/?d=XPZ9D5OV
Cd 02: http://www.megaupload.com/?d=TEHFV71L
Cd 03: http://www.megaupload.com/?d=8Z5IJKUS
Cd 04: http://www.megaupload.com/?d=FCMG05Q4

p.s.: agradecimentos efusivos à Alexandre Nakamura, nosso correspondente no Japão, que deu a dica sobre a existência desse BOX e apontou o dedo para onde baixá-lo. Valeu Alê!

6 comentários:

Timothy Leary disse...

Belo Post!

Mas na verdade queria só registrar que entre uma zapeada nos canais e outras o METRIC vai tocar em Sampa no festival Motomix dia 28 de junho!

mas é claro que vcs devem saber disso neh...

abraço!

depredando inc. - eduardo disse...

Hey Timothy! São bons os "doces" aí no outro mundo? Sempre bom entrar em contato com as personalidades cool do além-túmulo... =) Estamos sabendo do showzinho do Metric em Sampa sim (que aliás vai ser G R A T U I T O) e estamos preparando um post especial sobre os caras, disponibilizando a discografia inteira da banda... Vai entrar no ar antes do show - aguarde!

Abraço!

Timothy Leary disse...

Do lado de cá a coisa é meio paradona... mas tá valendo! =p

Então... legal o post especial que vcs estão a preparar!
Se permitirem aqui que eu possa voltar alguns instantes pra vida terrena quem sabe não nos encontramos no show?

abraço!

depredando inc. disse...

Se não permitirem' cê volta assim mesmo, que tio Timothy nunca foi de respeitar muito as autoridades... :P E vê se traz uns ácidos muito loucos q o pessoal usa aí no além-túmulo pro show do Metric! (rs)

Anônimo disse...

Thank you so much for this!

charlie disse...

Part 3 corrupted. Can anyone repost?