"Wolf Like Me"
"Will Do"
O TV On The Radio esteve em terra brasilis recentemente para apresentar suas finas pirações no palco do Lollapalooza 2012 (a íntegra do show você pode conferir logo abaixo).
Agora é a hora de Goiânia receber o projeto-solo de um dos membros desta bandaça lá do Brooklyn: quem pousa aqui no cerrado é o multi-instrumentista barbudão Kyp Malone, uma das forças criativas do TV on the Radio, que apresentará seu trampo-paralelo Rain Machine no Diablo Pub na próxima sexta-feira-13.
O evento é organizado pela Construtora Música e Cultura [twitter], que está a cada dia mais afiada na arte de agilizar a vinda de bandas gringas bacanas para o Brasil (White Denim, Carl Bârat [ex-Libertines] e Man or Astro Man? também tocam na capital goiana logo mais). O fervo começa a partir das 22 horas, os ingressos custam R$ 25 e o recém-nascido pub do capeta situa-se na Rua 91, Setor Sul, Goiânia Rock City.
Abaixo, reproduzimos um texto já publicado aqui no blog que faz uma tentativa torta, consciente de que "escrever sobre música é como dançar sobre arquitetura", de explicar a música de uma das mais importantes bandas de "vanguarda" da atualidade.
A TV QUE PASSA NO RÁDIO
"A mescla-de-mídias que o TV On The Radio carrega no nome já é um bom indício do que este quinteto do Brooklyn, Nova York, pretende aprontar na cabeça dos ouvintes: sinestesia densa, que faça-nos enxergar as cores dos sons, sentir o cheiro dos ritmos e apreciar a textura das harmonias. Uma viagem que só mesmo uma banda de artistas plásticos e cineastas experimentais poderia bolar.
O vocalista Tunde Adepimbe, formado em cinema pela New York Film School, trampa paralelamente à banda com curta-metragem stop-motion (foi ele o responsável, por exemplo, pelo clipe dos Yeah Yeah Yeahs, "Pin") e mandou muito bem em sua atuação no filme Rachel Getting Married, de Jonathan Demme, um dos filmes recentes mais bacanas do diretor de O Silêncio dos Inocentes e Filadélfia.
Já o multi-instrumentista e produtor David Andrew Sitek (que já colaborou com Liars e Foals e já remixou Beck e Nine Inch Nails) é também artista plástico e fotógrafo, o que colabora ainda mais para o aspecto altamente "Artes Integradas" que se manifesta no TV On The Radio.
Difícil de ser rotulada e compreendida num nível racional, o TV On The Radio é uma dessas bandas com "aura de mistério" e que vai revelando cada vez mais seus feitiços com o aumento da familiaridade e da entrega do ouvinte (em especial quando em estados expandidos de consciência...) à esta densa trip. Após dois celebradíssimos álbuns, Return to the Cookie Mountain(2006) e Dear Science (2008), a trupe atualmente divulga um dos mais ousados experimentos sônicos de 2011: Nine Types of Light.
Eis um tipo de banda que é rebelde à qualquer tipificação e que "se situa no insituável", como disse por aqui nossa camarada Ana Alice Gallo (@credencial livre). Tanto que, quando alguém pede uma definição concisa sobre o TV On The Radio, cabível num tweet, o jornalista vê-se em apuros frente à tarefa ingrata. Mas a Ana se saiu bem:
"O Tv On The Radio é um uma mistura bem das boas entre lirismo e experimentalismo. Algo como o Talking Heads dos anos 2000. Ou uma suruba entre Arcade Fire e Kraftwerk."
Let's go trippin'?
Nenhum comentário:
Postar um comentário