quarta-feira, 24 de novembro de 2010

<<< Calango 2010 >>>


A festança da música independente brazuca mal terminou em Goiânia e já se prepara para recomeçar em Cuiabá. Menos de uma semana depois do Noise já vem aí o Calango (apelido para o "Festival Calango de Artes Integradas"), evento patrocinado pela Petrobrás e pela Lei de incentivo à Cultura do Governo Federal.

Inspirado por festivais gringos como o South By Southwest, o Calango trará muita efervescência artística simultânea para a capital do Mato Grosso entre 26 e 28 de Novembro. Dentre as principais atrações, estão as pratas-da-casa Macaco Bong, Vanguart e Inimitáveis, pivôs da ascendente cena mato-grossense, sem falar de gente de peso como Movéis Colonias de Acaju, B Negão e Os Seletores de Frequência e Júpiter Maçã.

A programação completa você pode conferir aqui. Quem se interessar em conhecer os primórdios do festival, cuja primeira edição ocorreu em 2001, pode conferir esta entrevista (de 5 anos atrás) com Pablo Capilé.

Vale lembrar que o Calango tem o mérito de ter sido o espaço onde "surgiram dois grandes pilares da cena independente brasileira: a Abrafin - Associação Brasileira de Festivais Independentes e o Circuito Fora do Eixo", segundo o release oficial deste ano.Cito:



"Durante as discussões do Calango na Mesa de 2005 foi percebida duas necessidades: a de formar uma associação que compreendesse os festivais independentes brasileiros, que aglutinaria os grandes eventos do país em uma entidade e que possibilitasse o compartilhamento das tecnologias além de evidenciar a força da nova cara da música brasileira proveniente destes grandes festivais, objetivando a otimização dos trabalhos de cada estado. Também a elaboração de um calendário anual, o fortalecimento do segmento para a captação de recursos públicos e privados e também a melhor visualização do tamanho desta efervescente cadeia produtiva.
A segunda era a organização de um movimento que possibilitasse avanços na produção de conteúdo, qualificação da distribuição dos produtos ligados à música e um aumento qualitativo na circulação de músicos e produtores pelas mais variadas regiões do país. Três meses depois de dois dias intensos de debate sobre as questões e novos encontros pós Calango com produtores e outros interessados, as duas entidades nasceram oficialmente. Essas duas instâncias já então constituídas reunem-se periodicamente desde 2006 e à partir de 2008 no Congresso Fora do Eixo, que teve sua primeira edição no Calango.

A primeira edição do Congresso Fora do Eixo foi realizada com o intuito de debater o Programa Fora do Eixo de Música Independente 2008. As discussões referentes ao Congresso circundaram por temas diversos como distribuição (selos e distribuidoras), Economia Solidária (Moedas Complementares), Comunicação (Mídias Independentes), Circulação e intercâmbio Cultural (festivais, casas de shows, feiras), Agência de bandas (Produção e sustentabilidade artística). Já contou com representantes de mais de 15 estados brasileiros. Este ano o Congresso será sediado em Rio Branco (AC), na semana anterior ao Festival Varadouro.

Assim fica provado que o Calango, além de ser responsável por trazer boa música e dissiminar o conceito de artes integradas, também abre espaços para o debate critico dos cenários, sendo assim um campo propício para marcos históricos do cenário da cultura alternativa no país."