quinta-feira, 27 de maio de 2010

:: Especial BANANADA - parte 1 ::



:: A OBSOLESCÊNCIA DA VOZ ::
- Bandas instrumentais fazem bonito no Bananada 2010 -

O róque instrumental vive um momento régio no cenário brazuca, como provam a profusão de bandas sem-vocais ducaralho já consolidadas ou que tem despontado: Macaco Bong (MT), Pata de Elefante (RS), Hurtmold (SP), The Dead Rocks (SP), Banalizando (SP), Burro Morto (PB), Fantasmagore (RJ), dentre outros.

O Bananada 2010 trouxe plena confirmação desta tendência com apresentações fuderosas de algumas bandas que vêm se somar a esta já respeitabilíssima companhia. É o caso do Caldo de Piaba, que vem lá do Acre --- um estado que, destroçando os preconceitos babacas de nós aqui do centro-sul, vem nos ofertando belas pepitas sônicas: é daquelas longínquas plagas que vêm também os Los Porongas, que nós aqui do Depredas adoramos.

"Diz uma expressão popular que Caldo de Piaba é um caldo ralinho, que é bom pra curar a ressaca. Moradores do alto rio Envira, no Acre, no entanto, afirmam que se trata de uma delicatessen. Outros informam que se trata de uma iguaria afrodisíaca.

Formado no final de 2008, o Caldo é um projeto idealizado por amigos que tem em comum o gosto pela mistura de ritmos e a vontade de experimentar com a música instrumental. Além das composições próprias, são apresentadas releituras de canções populares. Nesse consistente caldo quem conduz a melodia é a guitarra (como na lambada e na guitarrada paraense) que se encontra com a bateria e o baixo inspirados no funk, no ska e no samba-rock. Isso tudo misturado com um toque de psicodelia, com uma certa liberdade de improviso, e com o que mais for surgindo."
O power-trio apresentou seus grooves e batuques em Goiânia deixando excelente impressão, inclusive sendo "eleitos" pelo pessoal do Gyn Rock News, um dos blog mais responsa da cena goiana, como "a visita mais agradável". Abaixo, segue um vídeo dos caras tocando "I Want You" dos Beatles, com direito a "coralzinho" do público; o que começa como uma fidelíssima reprodução da original logo vira uma hetedoroxa desconstrução e reinvenção. Foda!



A surf-music, outro gênero tradicional para instrumentalidades cabulosas que dispensam vocalista, também esteve muitíssimo bem-representada pelos paraibanos do Sex On The Beach [myspace]. O trio mandou bala de um jeito a deixar Dick Dale e Link Wray orgulhosos e, no vídeo abaixo, são mostrados a "zoar" com ritmos regionais, como o baião, antes de cair naquela crááássica musiqueta do Pulp Fiction. E daí seguem surfando por outras loucas ondas...





Também do Nordeste, desta vez de Natal (RN), rolou o quinteto Camarones Orquestra Guitarrística [que tem um myspace pra lá de fita!]. A molecada é ambiciosa e "sofisticada", musical e visualmente, e junta elementos de hard-rock, surf, indie, electro e música de cartoon e vídeo-game. Apesar de alguns problemas técnicos que zicaram um pouco o show, exigindo a troca de guitarras, a banda, apesar duma certa insegurança, mostrou ser muito promissora. Tenho que confessar que achei a galerinha meio "estrelinha" e espetaculosa demais, mas isto talvez seja um fator que dê uma força pra banda estourar numa amplitude maior do que outros grupos instrumentais, que me soam mais "low-key" e humildes. Ah, e tenho que frisar!: a guitarrista-base, que é um pêssego, vestia uma roupinha do White Stripes que a faz merecedora de vestuário feminil mais firmeza do Bananada 2010...



E logo mais tem mais!

Nenhum comentário: