segunda-feira, 3 de agosto de 2009

:: Pixies ::


PIXIES
Complete B-Sides


- por Flávio, o Mininão -

Conhecer uma banda a partir de seus trabalhos considerados por ela mesmo como “lado-b” é, no mínimo, pouco usual. Pouco recomendável também, alguns diriam e prontamente argumentariam: a essência de um artista está em sua obra canônica, e só por meio dela se pode entendê-lo. Mentira. Porque enquanto eu capinava um terreno baldio ao som de “Basket Case”, parei tudo e resolvi me atrever. “Complete B-Sides”, a primeira coisa dos Pixies que eu ouvi, é um disco esquisito. E Pixies é uma banda esquisita. Calypso também é uma banda esquisita, coisa que agora realmente não vem ao caso.

A história resumida: Kim, Dave, Joey e Black Francis foram tomar uma cerveja com alguém muito importante da gravadora 4AD – conversaram, discutiram e provavelmente brigaram. O resultante disso saiu, em 2001, na forma de uma compilação com faixas de singles, covers, versões ao vivo, instrumentais e até os vídeos-bônus de “Here Comes Your Man” e “Alison” (não inclusos no download). Tudo muito esquisito, incluindo “Winterlong” de Neil Young. Não chega a ser um cover – é uma versão-pixies, tal o empenho da banda em deixar a canção como se fosse genuinamente deles.

Ao fim da última faixa, “Complete B-Sides” mostrou-se muito com aquele CD-R que a gente monta de forma bem displiscente, pra ouvir de forma displiscente – misturando climas e intercalando estúdio, ao vivo, covers e versões. Capa esquisita, praxe. E um encarte que não decepciona, com comentários de Black Francis sobre cada faixa. Cômico, informativo, esquisito e de primeira qualidade.


DOWNLOAD:
http://www.mediafire.com/?zked2jmv2rz

Nenhum comentário: