segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

:: Machito ::



:: MACHITO, "Kenya" (1957) ::

Nos anos 40, Machito e a sua orquesta criaram uma onda de mambo-mania, misturando os ritmos afro-cubanos com o jazz americano. O homem à frente do grupo, Frank Grillo, também conhecido como Machito, cantava e tocava maracas, enquanto o diretor musical Mario Bauza guiava a polinização entre os sons das grandes bandas de referência e a tradição musical afro-cubana. Bauza há muito que ambicionava criar uma banda latina de referência, que fundisse os sons fogosos e contagiantes das orquestras que ouvira em Cuba, onde cresceu, com a articulação melódica de Duke Ellington, que ele tinha assistido no Harlem. Tendo chegado ao Harlem aos 19 anos, Bauza tinha tocado saxofone e trompete nas bandas de Chick Webb, Don Redman e Cab Calloway.

Composições originais arrojadas e arranjos realizados por Bauza e René Hernandez, que neste álbum se ouve ao piano, Chano Ponzo e AK Salim (um reconhecido compositor de jazz) definem esta jóia preciosa que não recebeu a notoriedade que lhe é devida. Os convidados especiais Cannonball Adderley, Doc Chestham e Joe Newman oferecem sólidas improvisações de voz que podem ser detectadas em coros sucintos, mas harmoniosos e irresistíveis. O tema de abertura do álbum, "Wild Jungle", deixa transparecer o deleite desfrutado pelos percussionistas. José Mangual (bongos), Uba Nieto (címbalos), Candido Camero (congas) e Carlos 'Patato' Valdés (congas) propulsam as peças musicais. "Holiday" e "Blues À La Machito" fundem o blues e o swing com o trabalho excepcional da orquestra. "Tin Tin Deo" é uma estimulante mostra da influência que o jazz latino exerceu em Pozo.

A orquestra de Machito tinha lançado os alicerces para aquilo que o jazz latino viria a ser. O tema instrumental "Kenya", que demonstra a mais veemente influência africana, é um marco importante na trajetória do grupo. (1.000 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER)

DOWNLOAD (51 MB, mp3 de 192kps):
http://www.mediafire.com/?mimjwdijqtj

Um comentário:

adriana disse...

hola amigos, por razones ajenas .El Camaleon cambia la url.

anotar la nueva url por favor .

http://elcamaleongallego6.blogspot.com/

si te interesa, podemos intercambiar enlaces

un abrazo a todos



hello friends, for reasons beyond .El Camaleon change the url.

note the new url please.

http://elcamaleongallego6.blogspot.com/

if you're interested, we can trade urls

a hug to all