quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

:: móveis coloniais de acaju ::

PUTA QUE O PARIU!
- impressões chapadas sobre o móveis ao vivo -

“Móveis Coloniais de Acaju” é uma mistura de Kusturica com Hermeto, um pouco de Cuba com macarrão. Um pouco de Paulista sendo de Brasília, um pouco de Brasília sendo do Brasil, um pouco do mundo sendo da Terra e, por que não, um pouco de Karnak com Los Hermanos. Um pouco de Pato Fu com amendoim. Um pouco de móveis com cabelo, um pouco de sorte com pensamento, um pouco de dor com amor, um pouco de Solidão com quarto e sala com fiador. Gorbachev com Copacabana. Samba de russo, pagode de cego com Tom Waits. Se fosse Teatro seria Tadeus Kantor, se fosse Foto seria do Rodchenko, se fosse esquilo não sambaria . (André Abujamra)


Puta que o pariu. Em cima do palco, os malucos são uns alucinados. Um show do Móveis Coloniais de Acaju é pura catarse: são tempestades de energia bruta, fazendo rios de suor coletivo correr, gerando uma excitação que corre quente nas veias, banhando os tímpanos em uma música que os deixa em estado de Êxtase. Definir o som da banda, além de tarefa ingrata, seria um mutilamento: o Móveis é skacore de desenho animado, é jazz de big band no séc. 21, é rock and roll de maconheiro, é samba-funk assado num caldeirão cool, é punk-rock reinventado por uns hippies, é poesia lúdica e fina ironia e calafrios na espinha e montanha russa e churrasco com uma geladas e uma pelada de futebol e quase um livro do Rabelais... Uma verdadeira "feijoada búlgara"!

O vocalista parece um molecão anfetaminado que pula, se contorce, se alucina, se esgoela e se esparrama pelo chão e pelos ares, sempre com a energia no talo, como um coelho da Duracell chapadaço que tá sempre com as pilhas repletas. É tão cool que dá até raiva. Faz qualquer outro "líder" de banda nacional ficar parecendo um tímido sem sal que ainda precisa passar por um Curso Intensivão de Como Ser um Showman Do Caralho. Ele canta como faria um Frejat punk e desencanado, um Amarante de cabelo-sujo, um Devendra Banhart mais extrovertido, ou sei lá que porra... Sei que é absolutamente sensacional.

Os caras dos metais, pisoteando os clichês que dizem que os músicos devem ficar quietinhos num canto do palco, saem correndo feito uns insanos, fazem micagens e macacagens, bolam dancinhas curiosas, arriscam altas caretas, e tudo com a sonzeira rolando. A porra toda é tão divertida! A banda inteira parece morrendo de tesão de estar ali, envolvida nesta Experiência Coletiva Fuderosa que apaga os contornos entre público e artista e nos junta a todos na mesma festa, no mesmo lugar do caralho, "todos juntos numa pessoa só" (como diriam os Mutantes sob LSD). Num show dos Móveis, nem é preciso ácido para que estejamos todos juntos numa pessoa só. E isso é um dos maiores elogios concebíveis que se pode fazer à performance ao vivo de uma banda.

Os putos fazem a gente perder a noção. Fazem a galera pogar até chegar nos hematomas e pular até quase bater a cabeça no teto mesmo quando estão tocando - pasmem! - uma cover do PORTISHEAD! Quando o microfone falha e a voz emudece, como ocorreu em "Perca o Peso", no último sábado, no SESC Pompéia, eles não perdem o rebolado e descobrem, embasbacados, que a multidão inteira supre a falta da voz com um coro animal - só lembro de uma coisa dessas no show de despedida dos Los Hermanos, e olhe lá. Para uma banda independente de um disco só, eles já tem um leque de "hits" junto aos fãs que é sensacional: são dúzias e dúzias de vozes que cantam junto com "Menina Moça", "Copacabana", "Seria o Rolex" e tantas outras. Tendo a chance, não percam por nada: o Móveis tem um dos shows mais excitantes, entusiasmantes, pogáveis e lavadores-da-alma que eu já tive o prazer de Experenciar.

"Nós não somos uma banda, somos uma COMUNIDADE HIPPIE", brincou o vocalista numa entrevista. Mas o Móveis é mais: de looonge, uma das bandas mais sensacionais do Brasil, hoje, com um disco de estréia que, sem dúvida, está entre os grandes álbuns da música nacional nesta década que está se acabando. Em Março eles estão de volta, com o aguardado segundo álbum, que vai ser disponibilizado para download gratuito pela Trama Virtual. E nem sinal de cupins roendo o coração destes flamejantes móveis coloniais!

download: http://www.mediafire.com/?m12mz52ldem (76 MB)
myspace: http://www.myspace.com/moveis
trama: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?idp=748584


Um comentário:

joh disse...

porra!!!! EU FALEI!!! EU FALEI!!!! to ouvindo direto!!!! TAH RODANDO SEMPARAR NO RADINHO DO FUSCA!!!!
danado!!!!

no myspace eles estão dando pedacinhos do disco que está por vir!!!

móveis e juliette and the licks, são as minhas descobertas de 2008!!!