quinta-feira, 17 de abril de 2008

:: Townes Van Zandt ::



:: TOWNES VAN ZANDT ::
"Texas Troubador" [BOX de 4CDS]



"We all got holes to fill
And them holes are all that's real
Some fall on you like a storm
Sometimes you dig your own
The choice is yours to make
Time is yours to take
Some dive into the sea
Some toil upon the stone
Well, to live's to fly awe low and high
So shake the dust off of your wings
And the sleep out of your eye"
TOWNES VAN ZANDT

"Townes Van Zandt is the best songwriter in the whole world and I'll stand on Bob Dylan's coffee table in my cowboy boots and say that."
STEVE EARLE.




Teve uma época em que fiquei tão boquiaberto e fascinado pelas letras do Bob Dylan, em todos aqueles maravilhosos álbuns dos anos 60 e 70 (pra mim é tudo ouro até o Desire...), que pensei comigo: não existe poeta da música popular em língua inglesa que chegue aos pés de Mr. Robert Zimmermann. Apesar de conseguir reconhecer muito valor nas palavras de Tom Waits, Leonard Cohen, Bruce Springsteen, Chico Buarque, Van Morrison, Nick Cave, Vinícius de Moraes, Patti Smith, entre muitos outros, nenhum deles chegava perto de questionar a liderança dylanesca no meu pódio entre os poetas da música. Bob Dylan era o maioral.

Descobrir Townes Van Zandt, trovador texano já falecido, me fez, pela primeira vez, questionar seriamente a supremacia de Bob no panteão. Esse obscuro cantor folk dos anos 60 não teve um centésimo da repercussão que Dylan conquistou, a ponto de se tornar a voz de uma geração e o cantor de protesto mais comentado e cultuado de sua década, mas a música de Townes é um dos segredos mais bem guardados da cultura americana. Hoje, apesar de ainda ser dylan-maníaco, falo com mais cuidado sobre ele ser tão imbatível quanto eu imaginava.

Extremamente tradicionalista e roots, a vasta coleção de canções zandtianas baseia-se nas formas mais consagradas do folk, do blues e do country, estilos executados aqui com extrema fidelidade aos cânones, mas com a adição de um elemento que faz o diferencial: Townes Van Zandt escrevia lindamente e suas letras estão entre as coisas mais esplêndidas que eu já ouvi em língua inglesa.

A música do cara é extremamente serena, tranquila, emanando confortavelmente de uma fonte que não parece fazer o mínimo esforço para produzi-la. Townes Van Zandt não tem um pingo de pirotecnia, de exibicionismo virtuosístico, de ostentação, de ornamento. Tudo é frugal, simples, reduzido ao elementar. Ele tem o despojamento dum Nick Drake, uma melancolia quase como a dele, mas um tanto mais sábia, e envolve tudo o que toca com a nuvem dnuma imaginação poética extremamente vívida e pessoal. A obra de Townes Van Zandt é uma em que dá pra se afundar, de cabeça, como nos afundamos às vezes em certos livros, autores, poetas, pensadores, místicos, gênios. É um ser humano que vale a pena conhecer. Um cantador cujas palavras merecem ser ouvidas com cuidado. E um poeta do primeiríssimo escalão.

Disponibilizo para vocês a caixinha de 4 CDs Texas Troubador, que coleta 7 álbuns de estúdio e um disco ao vivo desse injustiçado gênio escondido do folk americano. Enjoy!

Como pequeno exemplo do talento poético do sujeito, posto aí em embaixo a letra de "She Came and She Touched Me", que não ficaria nada mal numa Antologia de Poesia Americana do Século 20...

SHE CAME AND SHE TOUCHED ME
By townes van zandt

She came and she touched me
With hands made of heaven
Reflections sent spinnin
Through a face laced in mist
Now I stand where she left me
Buried deep neath her shadow
And the mirror plead sadly
Does it all come to this
And I wonder: will she call my name?

The wind careens madly
Through wide windows paneless
Fragrancies mingle
In a room full of shade
The peons pick partners
And waltz cross the ceilings
But the violins whisper
That Ive been betrayed
Tryin not to look ashamed

The drunkards drink deeply
From cups full of nothingness
Ghost lovers laugh
At the games that they play
The moments do somersaults
Into eternity
Cling to their coattails
And beg them to stay
Saying I got nothing to hide

Illusions projected
On walls made of tiffany
Mad men you adds to
A sad satin song
A harlequin mandolins
Harmonize helplessly
Hoping that endlessly
Wont last for long
Praying that their God aint dying

Then I turn and I see her
In a dress made of moonlight
Teardrops like diamonds
Run slow down her face
Her arms surround me
Like chains made of velvet
And the demons fall faithfully
Into their place
And the rivers run with jewels

Now the morning lies open
The night went quite quickly
Memory harmlessly
Fractures and fades
All the poets do push-ups
On carpets of rubber foam
Loudly they laugh
At some joke thats been made
And the wise men speak like fools



DOWNLOADS:

CD 01: http://www.mediafire.com/?ocnx1z5mxvv
"For The Sake Of The Song" (1968)
+ "Our Mother The Mountain" (1969)




CD 02: http://www.mediafire.com/?mxsg9dgmzjm
"Townes Van Zandt" (1969)
+ "Delta Momma Blues" (1971)



CD 03: http://www.mediafire.com/?rvdg8xmcv3e
"High, Low and In Between" (1972)
+ "The Late Great Townes Van Zandt" (1972)




CD 04: http://www.mediafire.com/?jiosvyl0xx2
"Flyin' Shoes" (1978)
+ "Live Songs From 1973"

9 comentários:

Anônimo disse...

olá! :)
meus parabéns pelo blog, achei vários albuns q andava procurando, ou alguma coisa que não conhecia..
qto à obra de townes, mto bem falado, ele é extremamente 'underrated' o que é sempre uma pena, ainda mais no caso dele.
sou meio suspeita pra falar, pq apesar de amar Dylan tenho uma paixão pelo Townes tb. e ah, brigada por disponibilizar os 2 primeiros dele... esses não tenho!
beijo

Unknown disse...

Pôxa, que bacana que existe uma pessoa neste Brasil (vc é a primeira q eu conheço!) q também acha Mr. Townes underrated ao extremo e curte o som dele! Super difícil achar gente q sequer tenha ouvido falar dele, ainda mais quem tenha "paixão" pela música! =) Aliás, acabei de baixar esses dias a caixinha "Texas Troubador", de 4 CDS, que tem tudo do bom e do melhor que ele lançou na vida... Vale muito a pena! Se te interessar, depois posso disponibilizar inteirinha... :)

Valeu pela força e volte sempre!

Anônimo disse...

aaah, por favor! se vc disponibilizar vou adorar :D

qdo eu comecei a acompanhar Kings of Leon descobri Townes e Roger Miller, dois artistas que a banda inteira admira demais. depois de tanto ler/ouvir o Caleb falando o quanto Townes Van Zandt é foda, que ele o ama, que ele é o melhor letrista do mundo, e que ele é a maior influência pra ele, resolvi ir atrás de alguma coisa hauhau

até pq hj em dia, o Caleb é um dos meus compositores favoritos, ele não chega a fazer o q Townes fazia mas tem uma influência mto grande.

já leu essa frase provocadora (q adoro) do Steve Earle? he once said "Townes Van Zandt is the best songwriter in the whole world and I'll stand on Bob Dylan's coffee table in my cowboy boots and say that." HAUHUAH!

Leo Fernandes disse...

Fala, cara
Gostei do seu blog, o mais legal, é q o seu blog falou de uma das minhas bandas favoritas: The Go-Go´s, até deixei um comentário lá;
Passa lá pra ler
Aproveita e passa no meu blog:www.futf-1.blogspot.com
Vou adicionar o seu blog no meu
Valeu!!!

Unknown disse...

Hey Ana, já tô começando a uplodear a caixinha do Townes, logo mais ela entra aí procê fazer a festa! = ) Roger Miller e Caleb eu nem sei do que se trata, mas vou correr atrás de me inteirar pq vc parece ter um bom gosto musical já comprovado!

Pô, e genial a frase do Steve Earle (um cara que eu preciso conhecer melhor!). Dá uma ótima epígrafe pro post!

Ei, e me adiciona aí no MSN pra posteriores papos: educmoraes@hotmail.com.

Inté!

Unknown disse...

Leo, valeu aí pela força e pelos comentários! Go-Go's é realmente muito massa e foi um dos maiores sucessos de download da história do blog... Fique sempre ligado no blog aí! =) Té!

Edvgs disse...

hey! a lots of thanks for give us this preciated material so hard to find! i´ve been searching trough and trough till i find your page. Van Zandt till the death! Good page, i´ll be reading (and downloading :)

madrugador insone disse...

Valeu cara. Este é um dos maiores e mais profundos artistas de todos os tempos. Virei fã depois de baixar esse box. Obrigado mesmo.

Thiago Borges de Lima disse...

Os links estão quebrados, infelizmente. Demorei muito pra descobrir esse solitário cancioneiro, quase 10 anos dá postagem, que fantástico o tempo. Me ajuda encontrar os últimos álbuns.