Documentário de Walter Carvalho (2012) |
"...um espírito versado na serpentina arte de mudar de pele. [...] E feliz em não abrigar em si uma alma imortal, mas muitas almas mortais."NIETZSCHE
(Humano Demasiado Humano II - Prólogo #2 e #17).
O nome escrito no
RG perdura do nascimento à morte, quiçá modificado, vez ou outra,
por casório, mudança-de-sexo ou ida-pro-estrangeiro. Já a criatura
que este nome batiza decerto é bem mais fluida e líquida do que
sugere a fixidez dos documentos. Somos seres mutantes! As barbas
sucederam aos meus dentes-de-leite do mesmo modo como os cabelos
alvos da velhice hão de esbranquiçar estas madeixas temporariamente cheias de cor. E não será melhor aquiescer à roda-viva dos tempos ao invés
de aspirar por impossíveis imutabilidades?
“Não se entra
duas vezes no mesmo rio”, dizia Heráclito uns 2.500 anos
atrás. A ancestralidade do dito, seu caráter de “clássico” da
filosofia, não significa que o rio de que ele falava – o rio
cósmico, o rio universal, o rio de Tudo o que escorre... - cessou de
correr. Prosseguem as marés em sua dança com a Lua. Prosseguem as
águas a responderem aos chamados invisíveis das gravitações
planetares, eternamente fluentes, e sempre aos humanos indiferentes,
por mais embasbacados que fiquem estes diante de mares e luares!
Se a própria
Natureza ao nosso redor é dinâmica eterna e imparável mobilidade,
seríamos loucos se quiséssemos, apegando-nos a dogmas e nos
engessando em ortodoxias, sermos fixos como as “pedras que choram
sozinhas no mesmo lugar”. Raul, como canta-nos em "Medo da Chuva", "aprendeu o segredo da vida vendo essas pedras que choram sozinhas no mesmo lugar". Conheço poucos versos mais lindos na história da poesia e da música brasileira. Raul Seixas nos comove e nos encanta
tanto, me parece, pois não quis ter um destino de pedra, estagnada
em sua solidez, e preferiu ser rio. "Eu preferiu ser uma metamorfose
ambulante do que “ter aquela velha opinião formada sobre
tudo...”.
E isso, pra mim, é
rock'n'roll até o osso. Pedras que rolam não criam
limo. Mas melhor que ser pedra que rola é ser homem-rio. Não é à
toa que Walter Carvalho inicia seu filme com um dos símbolos-mor da
contracultura hippie sessentista: os dois motoqueiros de Easy
Rider, encarnados por Dennis Hopper e Peter Honda. Raul Seixas,
seguindo essa metáfora, teria sido um easy rider tupiniquim,
um que põe o pé-na-estrada ao invés de ser samambaia, um maluco
beleza sem medo de ver o misticismo misturado com a lucidez, nem o
rock com o baião, Jimi Hendrix com Luiz Gonzaga, Satanás com Cristo, Crowley com Shiva... A ousadia das
mesclas, a leveza desse saltar eclético em várias “ilhas” da
cultura, faz de Raul um desbravador de novas sendas para a
liberdade!... “Faze o que tu queres... há de ser tudo da lei!”
Que
esse anarquismo estético todo seja altamente subversivo
eu não duvido. E é
ótimo que seja. Raul Seixas permanece um remédio necessário contra
o caretismo. Longe de mim bancar aqui o bully dos caretas, ainda mais
considerando que tenho, com certeza, minhas próprias caretices, como
todos. O problema é que o caretismo não é tão inofensivo como
parece: estou convencido de que muitos “homens de poder”, muitas
altíssimas autoridades políticas-militares-religiosas-policiais,
muitos destes que são responsáveis por criar as nossas leis e
vigiar nossos comportamentos e nossas interações sociais, são
caretas dogmáticos.
Um exemplo: a sangrenta Guerra às Drogas, baseada em ortodoxias proibicionistas, por exemplo, já deixou 50.000 mil mortos no México nos últimos 5 ou 6 anos... A mesma guerra absurda, levada a cabo faz algumas décadas pelo DEA norte-americano, que segue seguindo à risca a cartilha do czar Anslinger, causou trilhões e trilhões de desperdício de verba pública e o encarceramento em massa de um imenso contingente populacional: 25% dos presos do planeta estão nos Estados Unidos da América, o maior Estado policial e militar do mundo. Quanto aos assassinados no Rio de Janeiro ou na Colômbia, bem... quem é que está contando? E como não perder a conta diante de um genocídio tamanho?
Um exemplo: a sangrenta Guerra às Drogas, baseada em ortodoxias proibicionistas, por exemplo, já deixou 50.000 mil mortos no México nos últimos 5 ou 6 anos... A mesma guerra absurda, levada a cabo faz algumas décadas pelo DEA norte-americano, que segue seguindo à risca a cartilha do czar Anslinger, causou trilhões e trilhões de desperdício de verba pública e o encarceramento em massa de um imenso contingente populacional: 25% dos presos do planeta estão nos Estados Unidos da América, o maior Estado policial e militar do mundo. Quanto aos assassinados no Rio de Janeiro ou na Colômbia, bem... quem é que está contando? E como não perder a conta diante de um genocídio tamanho?
Aliás, não
haveria um certo eufemismo no próprio termo “Guerra às Drogas”?
Como se as perseguidas fossem só as substâncias, e não... as
pessoas que as utilizam e comercializam! Esta guerra contra pessoas,
movida por preconceitos que se agarram com a obstinação de sanguessugas
às nossas legislações, tem a ver – e me arrisco agora em psicologia
social raul-seixista! - com o caretismo institucionalizado dos fanáticos pela ordem. E Raul
Seixas é um providencial antídoto.
O
que eu quero dizer é que acho ótimo que tenha existido uma figura
como Raul para ser uma mosca na sopa de tudo quanto é discursinho pró DOPS, Opus Dei, Caveirão do BOPE... Raul foi, de fato, uma das
maiores figuras da contracultura brasileira na segunda metade do
século passado, um artista de criatividade exuberante, e que nos
mostrou a beleza da ousadia, da quebra de paradigmas, do
comportamento distoante. Ouvir Raul é uma cura contra a normopatia,
termo que empresto do psicanalista José Ângelo Gaiarsa, talvez o
mais brilhante e mais célebre dos nossos
reichianos.
“Normopata”
é aquele tipo de neurótico, comuníssimo aliás, que deseja, acima
de tudo, ser normal. Somos todos um pouco normopatas: em situações
sociais, especialmente, modelamos nosso comportamento de acordo com o
que nos foi ensinado sobre o que é normal e o que é patológico, o
que aceito e o que é ilícito. Ah, esses sininhos de Pavlov que não
cessam de bater, infernais e aporrinhantes, dentro de nossos
cérebros!
A normopatia, neurose de massa, talvez ajude a explicar
fenômenos tão atuais, e tão justamente combatidos por tantos
movimentos sociais, como a homofobia, o racismo, o bullying. Pessoas que possuem
uma “imagem ideal” do que seja a normalidade – por exemplo,
normal é quem é branco, católico, heterossexual e “democrata”
– tendem a soltar seus anátemas (e às vezes seus cachorros e sua
polícia...) pra cima de quem destoa desse ideal do “Normal”. E
dá-lhe pauladas e preconceitos pra cima de comunistas, negros,
homossexuais, ateus, anarquistas, índios, “hippies” e tantos
outros “desviantes” (na perspectiva dos fanáticos pelo normal,
claro...).
No Brasil, como prova a onipresença e onirecorrência do "Toca Rauuul!" em qualquer show, boteco, pub, roda-de-samba ou concerto de música clássica, Raul Seixas virou uma espécie de mito nacional, neo-Macunaíma, objeto de um culto equivalente em terras de Pindorama àquele prestado à Che Guevara em outras plagas (cubanas ou argentinas, por exemplo). Raul é muito mais que música: é um "modelo" de comportamento, um ideal de personalidade, alguém que muita gente se põe a imitar e reverenciar como se se tratasse de um novo Cristo - e bem peculiar, aliás, dadas as propensões de Raul para o satanismo e seu amor muito maior pelo Baghavad-Gita dos indianos do que pela Bíblia dos romanos...
O pivete baiano que se encantou com Elvis Presley e Litte Richard, que puxou a gola pra cima e começou a rosnar e uivar com "Tutti Frutti" ou "Be-Bop-A-Lula", acabou sendo, junto com os Mutantes, um dos principais agentes da mistura entre a música brasileira e o que estava na crista da onda no panorama musical internacional. Raul não tinha medo de "importar" - e sem pagar direitos autorais ou ter que responder processos por plágio - o que havia de melhor no rock gringo. Ele não copiava - ele expropriava. Quer dizer: apropriava-se de modo muito próprio do que suas espertas antenas incorporavam e acabava por realizar uma síntese absolutamente original e inaudita de elementos antes considerados imisturáveis. Um antropófago!
Com Raul, acontece na cultura brasileira um dos mais poderosos fenômenos do que eu chamaria de idolatria secular. O pop star, afinal de contas, é uma espécie de ídolo a vagar fora das igrejas. Cultuado, como outrora Dionísio e Baco, nos locais de dança e carnaval, nos agrupamentos clandestinos de entusiastas, nos locais onde emergem zonas autônomas temporárias e os sujeitos experimentam as "delícias do deslimite" (Rüdiger Safranki). Como quantificar o impacto de uma figura carismática dessas nos sonhos de milhares de homens e mulheres? Como calcular quantas personalidades são moldadas, ao menos em parte, tendo o raul-seixismo como modelo e ideal? Quando John Lennon soltou aquela que deixou de cabelos em pé os fundamentalistas religiosos ("Os Beatles são mais populares do que Jesus Cristo"), estava só dando amostras de seu apuradíssimo senso social. Pois de fato, em nossas sociedades do espetáculo, pra usar a expressão consagrada por Guy Debord, os pop-stars talvez tenham mais impacto social do que alguns mofados símbolos religiosos de milênios atrás.
Raul Seixas, arauto da contracultura brasileira, padroeiro de todas as lutas anti-manicomiais e anti-dogmáticas, sátiro e palhaço de uma sociedade gerida por elites doentes, é também aquele que nos ensinou que para desafinar o coro dos contentes não é necessário ser soturnamente triste. Com que contentamento e com que jovial audácia Raul não encarnava a ovelha negra! Esta é uma mosca risonha pousando nas intragáveis sopas dos dogmáticos, dos fanáticos, dos caretas. Como a Mafalda de Quino, Raul é um quixotesco protestador contra as sopas azedas deste mundo. E, nos antípodas do inseto nauseante e repugnante no qual o Gregor Samsa de Kafka se viu transformado, Raul Seixas é uma mosca feliz e saltitante. Provoca e alfineta, introduz a dissonância no coro dos normais, questiona as autoridades autoritárias, abre novas vias de interpretação do mundo e da vida, escancarando portas e janelas com pontapés de poeta... O estrago que causou, a influência que gerou e os encantamentos que despertou prosseguem agindo e ecoando, anos e anos depois que os primeiros vermes roeram as frias carnes de seu cadáver alcóolatra e de pâncreas mutilado. E hoje em dia, fantasma entre nós, que frequenta nossos pesadelos e sonhos, que anima nossas festas e nossos cinemas, que é semente nos solos de nossa cultura e inspiração para o desabrochar de nossa criatividade, Raul parece uma figura que saiu da vida só para gozar, altaneiro, da notável sobrevida dos mitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário