segunda-feira, 19 de abril de 2010

::Yasukatsu Oshima e a Música de Ryukyu::

- por Alexandre Nakamura -

Nascido na ilha de Ishigaki, parte do conjunto das ilhas Yaeyama, extremo sul do Japão, numa região que em alguns mapas ainda se lê "Ryukyu islands", Yasukatsu Oshima é um dos maiores representantes da música tradicional okinawana. Okinawa tem uma história paralela ao Japão que, pra além de suas belezas naturais, clima sub-tropical, récorde de longenvidade do mundo, karatê & etc, pouca gente conhece. Até o passado recente (por volta do século XVII d.C.), Ryukyu foi um país autônomo, um reino com suas próprias línguas, costumes, música, etc. Historicamente essas ilhas tiveram mais influência da China e das ilhas do pacífico sul em geral do que do Japão. O principal instrumento usado lá é o sanshin, o qual fiz um post dedicado à ele no meu blog.

Yasukatsu Oshima interpreta músicas tradicionais da região de Yaeyama como também de ilha principal de Okinawa (Uchiná, em uchinaguchi, a língua okinawana), além de composições próprias, sendo que a maioria são cantadas em uchinaguchi (língua de Uchiná), yamamuni (língua de Yaeyama) ou uchina-yamatuguchi (mistura de uchinaguchi com japonês).

Há quase 2 anos atrás foi minha última visita à essas ilhas, quando aproveitei pra trazer alguns cds entre eles o Shima Meguri, último disco solo do Yasukatsu Oshima.

大島保克・島めぐり
Yasukatsu Oshima: Shima Meguri - 2005

1.Kaisare
2. Kurushima Kuduchi
3. Agarizachi
4. Maheratsui, Maheratsui no Tosui
5. Kohama Bushi
6. Akayura
7. Tarama Shonkane
8. Honen no Ayagu
9. Irabu Togani
10. Kunjan Sabakui
11. Mashunku Bushi
12. Ichubigwa
13. Irayoi Tsukiyahama


Em 2007 ele lança um disco dueto junto com o pianista Geoffrey Keezer (famoso por ter tocado no Art Blakey's Jazz Messengers, entre outros) de músicas tradicionais, algumas composições próprias em arranjos de jazz não-convencionais pro minyô uchinanchú. Há uma entrevista interesante com Geoffrey aqui falando sobre esse dueto.


Yasukatsu Oshima with Geoffrey Keezer - 2007

1. Ryusei
2. Tsuki nu Kaisha
3. Kuinupana
4. Sukikanna
5. Tinsagu nu Hana
6. Menuhama
7. Agarikata Bushi
8.Sagechiyuya
9. Ufarakuitsui
10. Uyamaari

Muitas dessas músicas pro ouvido ocidental podem soar demasiado lentas, monótonas (pra muitos até sonolento...). Então coloco aqui também algo de agitado, pra dançar, chacoalhar a alma: kachashii. O kachashii é um ritmo mais festivo, geralmente tocando nos encerramentos de festas, casamentos, aniversários... até numa espécie de "rave" uchinanchú chamada mo ashibi (é um "after hours" que os okinawanos faziam antigamente na praia até o amanhecer). Essa é a chance de aprender o kachashii com Tooru Yonaha, outro grande expoente atual dessa música:

Yonaha Toru: "Kachashii a go-go" - 2004

1. Hounen Ondo
2. Kadiku
3. Tanchame - Ichiihanaribushi
4. Chatan mekata
5. Takouyama
6. Harikuyamaku
7. Umi nu chinboura
8. Uchina sanba
9. Mentaabushi - safenbushi
10. Ashibi amaga
11. Toushindooi

E pra conhecer mais um pouco sobre a música dessas ilhas, coloco aqui também uma coletânea com vários artistas, entre eles Rinsho Kadekaru e Misako Oshiro, além de uma entrevista com Rinsho Kadekaru explicando sobre instrumentos e as artes de Ryukyu (em japonês):


沖縄/祭り・うた・放浪芸 春
Okinawa Matsuri, Uta, Horougei - Haru (primavera) - 2003

1. shougatsu no ayagu
2. koudan - hachiki no orochi
3. narimono
4. hinsu jurigwa
5. gumuchibujo
6. kagyadefu bushi
7. shibai
8. hitori shibai
9. nmu haru
10. kaisare
11. yokanayo

5 comentários:

Eduardo disse...

E ae Alê! O Depredando hj tá de olhinhos puxados... =) Massa isso aí: música japonesa de prima selecionada por quem esteve lá e viveu a cultura de dentro e de perto... Ouvirei com esmero. Pra quem curte música lá da terra do Jaspion, aproveito para sugerir duas bandas bem legais, estas mais insanas, daquelas bandas: o Boredoms e o Guitar Wolf. Baruio dos infernos. Éissae! Abratzz. Edu

Anônimo disse...

Caramba, o post foi super caprichado! Worth a try!!

Alexandre disse...

Boredoms é coisa fina. Música do Século XXIX pra diante. heheheheh

Anônimo disse...

Впервые читаю данный блог и он меня очеь заинтересовал

Alvaro disse...

Ótimo post!
Fui a um show do yasukatsu oshima ano passado em Tóquio. Sensacional! E ele está querendo vir ano que vem ao Brasil!