sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

:: Jack Rose ::

(1971-2009)

por Alexandre Nakamura

Havia apresentado aqui no depredando o mestre da “música primitiva americana” John Fahey. Dessa vez trago um dos remanescentes do primitivismo musical, Jack Rose.

Nascido no estado da Virgínia, EUA, antes de ser “violeiro” já era “primitivo” com a banda de drone-xamânico Pelt. Diferentemente do que se conhece por drone hoje em dia (algo como Sunn o))), apenas guitarras ultra distorcidas tocadas em power chords com sustain infinito) o Pelt era um grupo que usava primordialmente instrumentos acústicos. Em 2004 Devendra Banhart lança a coletânea revival de folk contemporâneo “Golden Aples of the Sun”. No disco uma faixa é de Jack Rose, agora solo.

Seus discos variam do puro improviso, à “ragas” com certo sabor oriental/hindu, ao blues com slide na guitarra havaiana, ao drone-mântrico e country folk bem ao estilo pré II Guerra Mundial.

No fim do ano passado Jack Rose faleceu. No meio da noite um ataque cardíaco ceifou a vida do violeiro. Havia sido lançado um disco com o The Black Twig Pickers (antigo Pelt) de canções country folk, na maioria composições de domínio público da época pré II Guerra Mundial e algumas canções próprias.

Este é o disco póstumo, Jack Rose & The Black Twig Pickers:


Em breve será lançado um dvd dele junto com Glenn Jones, outro “primitivista” do violão americano. Já adianto o

trailer:




ps: por falar em primitivismo grassroots, visitem meu myspace. "Novas" antigas músicas de "folk" (minyô) okinawano que acabei de gravar e disponibilizar.

Nenhum comentário: