quarta-feira, 27 de maio de 2009

:: da série VIDEODROME ::

:: VIDEODROME ou DEPREDANDO A TELEVISÃO ::
volume I

TV de cu é rola! Assista é o Videodrome Depredando, novo projeto do blog que pretende peneirar o VocêTubo em busca de material firmeza! Toda semana, postaremos aqui alguns vídeos bacanas que lá pescamos e aqui compartilhamos, seguidos de rápidos comentários. Tune in and drop out!




:: MOGWAI + IGGY POP, "PunkRock" --- Iggy Pop, provavelmente chapadaço, dá aulinhas sobre punk rock em algum Jô-Soares-de-meia-tijela da TV americana. No background, ruídos, dedilhadinhos e atonalismos do Mogwai, os luminares do post-rock escocês. Falando sempre em frases de efeito, Iggy vocifera contra o rótulo "punk", explica a importância visceral da música para uma fração da juventude, compara Johnny Rotten a Sigmund Freud e ainda faz um descarado elogio próprio de narcisismo extremoso: "what sounds to you like a big load of trashy old noise is in fact the brilliant music of a genius: myself". Impagável! É a música que abre Come On Die Young, disco de 99 do Mog.




:: TERENCE MCKENNA, "Culture Is Your Operating System" --- O guru da psicodelia Terence McKenna, uma das maiores sumidades mundiais em matéria de chapação, estados expandidos de consciência, viagens místicas quimacamente induzidas e cogumelos mágicos da Amazônia, conta um pouco de suas idéias sobre cultura, capitalismo, tecnologia, xamanismo e condicionamentos sociais. Ele é uma mistura de Timothy Leary, Marshall McLuhan, Pierre Lévy, Carlos Castañeda e Ken Kesey e escreveu pelo menos um livro que Depredando recomenda entusiasticamente a todos que procuram uma interessantérrima leitura: The Food Of The Gods. O cara é genial! Pago mó pau...



:: AL GREEN, "Let's Stay Together" --- O endiabrado capetinha do soul se esgoela e se despiroca cantando um dos maiores crássicos da música romântica universal. Vendo isso, além de umas gargalhadas (ele num parece um pastorzão da Universal?!), também me ocorreu a sensação de que é isso o que significa ser um Showman do Caralho, que leva um auditório ao delírio, embriagado com o poder de sua própria canção (e suspeito que embriagado de alguma outra coisinha mais... que eu queria muito descobrir qualé!). Sei que é meio queima-filme admitir que gosto de um pop romântico melado, mas não resisto: o Al Green é mór barato!

Nenhum comentário: