terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Stephen Malkmus & The Jicks - ao vivo no Lee's Palace (Toronto), Fevereiro de 2014



A noite estava gelada, com os termômetros bem abaixo de zero e as calçadas escorregadias com tanta neve derretendo, mas me escudei contra a friaca atrás de vários agasalhos e encarei o monstro do inverno canadense pra ir pela primeira vez ao Lee's Palace, na Bloor St., um pub com um certo charme punk e que talvez mereça o título de "O CBGB's de Toronto". Após anos ouvindo e curtindo o som do lendário Pavement - em especial aqueles que considero obras-primas (da banda e do rock alternativo nos 90), "Crooked Rain" e "Wowee Zowee" - era chegada a hora de ver em carne-e-osso uma lenda-viva do indie-rock internacional.

 À frente de sua nova banda, o The Jicks, Stephen Malkmus está não só à vontade e cheio de alegria: ele parece estar entre amigos, curtindo a viagem. O sujeito é tão prolífico, produz novo material com tamanha facilidade, que já gravou mais álbuns de estúdio com o The Jicks do que com o Pavement (que acabou após 5 discos); o clima das duas bandas, porém, é bem semelhante e dá pra dizer que Malkmus oferece "mais do mesmo" - o que não é um problema, se este "mesmo" é algo de extraordinário transformado em experiência cotidiana.

 Malkmus hoje já é um quarentão, mas continua com pique intacto: seus vocais à la Lou Reed prosseguem tendo um certo charme new wave (um certo sabor de Undertones ou de Elvis Costello); as letras espertinhas e cheias de gírias não estão distantes do que o Beck costumava fazer lá na fase Odelay, e Malkmus tem o dom para fazer um "rap de branquelo" por cima de um instrumental de guitarband noventista; e as guitarradas são pra tímpano nenhum botar defeito: ao vivo, Malkmus & The Jicks soam estrondosos como um Dinosaur Jr ou um Built to Spill....

 Bem-humorado e cheio-de-graça, Malkmus também se arrisca como stand-up comedian, e com bons resultados; no show, se derreteu em elogios à terrinha que deu ao mundo "Neil Young, Sloan e a cerveja Moosehead" ("thank you, Canada!"). Quando a bela baixista reclamou que o público da noite era muito masculino, e que só se ouviam marmanjos cantando junto, Malkmus mandou: "Ora, mas somos todos mulheres no indie rock..." Cerca de 1.000 pessoas lotavam o Lee's Palace neste sábado memorável, e com certeza a grande maioria voltou pra casa bem satisfeita com o banquete musical servido por Mr. Malkmus e Cia. Na sequência, compartilho o vídeo que fiz registrando cerca de 15 minutos do show - editado na correria, mas tá valendo como souvenir:

 

Nenhum comentário: