sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

<<< Diva é a Mãe! >>>



Considero o Slow Motion Ballett, debut da Bluebell, um dos melhores álbuns brazucas da última década. Foi com alegria, pois, que fiquei sabendo (via Scream & Yell) do grato retorno de Bel Garcia. Ela está lançando seu segundo álbum, Eu Sou Do Tempo Em Que A Gente Se Telefonava (algumas canções já disponíveis no MySpace). E o clipe de "Chalala" já é o que basta para suspeitar que este será um dos discos brasileiros mais encantadores deste 2011.

É vero que a idéia vem de Bob Dylan em seu clássico clipe para "Subterranean Homesick Blues", vídeo em que Mr. Zimmermann oferece às câmeras estilhaços dos versos de sua letra surreal, ginsbergiana, quase incapaz de acompanhar com os cartazetes a velocidade frenética da declamação.

Pode-se perguntar: como é que se define o limite entre o plágio e a homenagem, a reciclagem frutífera e o pastiche? No caso deste novo clipe da Bluebell, achei que ela soube infundir vida e criatividade própria ao "happening" dylanístico e fez algo com sua cara. Com tiradinhas cômicas certeiras ("abaixo as áreas VIP" e "diva é a mãe!"), comentários botequístico-literários (é  preocupante continuar idolatrando Bukowski depois dos 30?) e provocações poético-confessionais ("aprecie o caos..."), Bel e sua equipe deram à luz um clipe-pérola, desses com um sabor cinematográfico, quase um curta-metragem daqueles que a gente não esquece mais...

Voltamos ao assunto quando eu puder ouvir o álbum inteiro. Enquanto isso, curtam ae a dobradinha Bluebell e Dylan.

Um comentário:

Lafaiete Júnior disse...

Esse segundo disco dela já é um dos mais bonitos de 2011.