sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

:: TONY SHERIDAN::


O Tony Tornado da backbeat
por Ana Alice Gallo


“Todos os possíveis companheiros de palco de Tony Sheridan sempre sentiam certo receio quando tinham que abrir o show para ele – ou de acompanhá-lo. Mas os Beatles aguardavam ansiosamente por isso: as apresentações de Sheridan eram desenfreadamente soltas, como as deles, além de ter mais energia e propiciar mais integração que as dos outros conjuntos da zona. Ele era incansável e imprevisível, é certo, mas estava sempre progredindo ao seu estilo, fazendo força para quebrar a monotonia dos padrões estabelecidos onde quer que tocasse”
Bob Spitz, The Beatles – A Biografia

Tocar nos inferninhos da Augusta é brincadeira de criança perto do que o inglês Tony Sheridan e um embriônico Beatles, ainda com Pete Best na bateria, passaram na Alemanha no início da década de 60. Puteiros eram até artigos de luxo perto dos lugares onde os artistas passavam das sete da noite às cinco da manhã tocando ininterruptamente para platéias tão bêbadas quanto eles, que eram levadas pra fora do bar a pauladas pelos garçons caso rolasse uma briga – e sempre rolava.

Nascido da Inglaterra, Sheridan fez longa carreira na Alemanha tocando em bares, sempre com bandas de acompanhamento. Os Beatles, que foram para Hamburgo ainda sem saber como preencher o repertório de sete exaustos dias por semana em cima de um palco, ganharam a simpatia de Sheridan pela energia transgressora que transmitiam ao vivo. E Sheridan ensinou aos rapazes como levar a música a noite toda na palma das mãos em um buraco chamado Top Ten. A musicalidade do guitarrista também foi fundamental para que a hoje considerada melhor banda do mundo ganhasse algo importante para sua sobrevivência: mojo, a famosa cancha.


Apesar de já terem gravado em um fundo de quintal em Liverpool, Sheridan foi o responsável pelas primeiras gravinas de respeito dos quatro. E como “Beatles” tem quase a mesma pronúncia que “pidels”, gíria germânica que significa pau pequeno, os meninos toparam assinar como The Beat Brothers e só usaram o nome verdadeiro posteriormente, quando já tinha alcançado certa fama.

Nessa época, nada de canções Lennon/McCartney rolavam, apenas releituras explosivas de faixas já consagradas eram escolhidas de set list para palcos e estúdio. E é isso o que se ouve na compilação “The Early Tapes”: basicamente uma banda cover, formada por um já consagrado crooner e uma banda iniciante, que queriam viver de música, seja ela de quem fosse.

Sheridan segue carreira até hoje e, inclusive, se apresenta no Brasil nesse findes, em Vitória. Do restante do grupo, é melhor nem tentar falar nada. Arraste as cadeiras da sala e just dance.


http://www.megaupload.com/?d=NRJBBJKH

Um comentário:

Lux disse...

Trimmmmassa!

Pra ouvir assistindo "Backbeat - Os 5 Rapazes de Liverpool"! =)