segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

:: The Bad Plus ::


Numa pegada mais adulta
(Ainda assim Smell[ing] Like Teen Spirit)
- Marco Souza -

Como imaginar um trio jazzístico com pegada rock (ou vice versa)? Esqueça qualquer palhaçada fusion, The Bad Plus é a resposta. Nascida em meados de 2000 a banda tem como formação o baixista Reid Anderson, Ethan Iverson no piano e o baterista Dave King.

Legal, mas então você me pergunta qual o diferencial dessa rapaziada. Bom, além das composições próprias deles serem ótimas, o que falarei a seguir, eles fazem versões sensacionais de músicas de estilos variados, indo desde o músico de jazz dos anos 60 Ornette Coleman até músicas do Nirvana (em outros álbuns como These Are The Vistas e For All I Care). Mas o destaque desse álbum fica para uma das melhores versões que já ouvi, Velouria dos Pixies nas mãos do The Bad Plus. Quem é fã de Pixies não pode deixar de ouvir, apenas essa música já vale o disco. Fora Street Woman do Coleman e Velouria, temos Iron Man do Black Sabbath mais soturna do que nunca.

Acabou sendo essas "covers" que me levaram a conhecer a a banda e no começo essas eram as faixas que eu mais escutava em Give, o LP em questão. Depois de um tempo passei a reparar nos sons próprios e, após passar o estranhamento inicial da anarquia sonora causada pelos músicos, comecei a admirar mais o trabalho autoral deles. E o que mais me chamou a atenção é a força de uma bateria agressiva, típico do rock, contrastando com a bela melodia do piano. Isso é evidenciado em And Here We Test Our Powers Of Observation de Anderson, numa das mais vigorosas canções que ouvi esses últimos tempos. Vale destacar também 1979 Semi-Finalist e Dirty Blonde.

Creio que The Bad Plus perde um pouco de mérito ao manter um estilo que não agrada os ouvintes mais conservadores de jazz, tampouco os rockeiros mais fechados a experimentações sonoras. Mas eles se matêm autênticos ao soar como garotos fãs de rock'n'roll tocando jazz, o que talvez seja o mais honesto que eles possam soar.


DOWNLOAD - 11 faixas - 60 mb

2 comentários:

Lux disse...

Ooo Marcolito! Bão te ver de volta à postação, danado. Bad Plus é massa; uma pena num termos podido conferir os caras ao vivo em Sampa, mas os precinhos do Bourbon Street... dá licença. Só pro burgo. "Velouria" dos Pixies já rendeu também uma cover ótima do Weezer - já zoreiou?

Abraço!

MulatuCamisas disse...

Bad plus é sensacional, assim como seu blog! Abraços