quinta-feira, 25 de junho de 2009

:: Donald Byrd ::


FUNKIN' BYRD!
- por Eduardo Carli de Moraes -
Um dos meus jazzistas prediletos! Donald Byrd, trompetista magistral, foi um grande aventureiro. Um explorador e expandidor de limites para o jazz. Não era afeito à radicalismos tão extremos quanto os de Ornette Coleman, John Zorn, Peter Brotzman e outros insanos do free jazz, mas suas experimentações, se não soam tão vanguardistas, são certamente muito deliciosas. Apostando mais no groove, no balanço e na melodia, seu som é smooth, funky, cool e malemolente - perfeito para um chill out ou um sossego bem curtido.

Seguindo nas trilhas abertas por Miles Davis, sua maior influência, Byrd nos mostra quantos diferentes mundos sônicos se pode visitar ao realizar a mágica alquimia que apelidou-se de fusion: partindo das lições dadas por Bitches Brew (de Davis) e Headhunters (de Hancock), Byrd não temeu inserir no jazz o groovão e o balanço da música negra nas formas tradicionais de bop, quase sempre com magistrais resultados.

Fez explorações com a inserção de corais gospel em jazzões cabulosos no clássico A New Perspective (que têm a ilustre presença de Herbie Hancock no piano); arriscou uma sonoridade bem R&B no blockbuster Black Byrd, que na época de lançamento atingiu o posto de disco mais vendido da história da Blue Note; chegou perto dum som à la Sly & The Family Stone / Funkadelic / James Brown em muitos de seus discos de jazz-funk dos 70, em especial Ethiopian Knights, Places and Spaces e Street Lady; e teve muitos parceiros de renome, como Stan Getz, com quem gravou alguns duetos sensacionais.

Abaixo, compartilhamos alguns pit-stops obrigatórios na longa discografia do cara, a quem o mundo do jazz deveria agradecer, de joelhos, nos seguintes termos: "thanks for funking up my bop!" =)



Byrd In Flight (1960)
http://www.mediafire.com/?gwt4mmzy4yl



Um comentário:

Eu disse...

Os links estão quebrados. Pode arrumar?