quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"O Estado neoliberal é necessariamente hostil a toda forma de solidariedade social que imponha restrições à acumulação do capital..." (D. Harvey)


“O ‘compro, logo existo’ e o individualismo possessivo constroem juntos um mundo de pseudo-satisfações estimulante na superfície, mas no fundo vazio. (…) Com cerca de 2 bilhões de pessoas condenadas a viver com menos de 2 dólares por dia, o cruel mundo da cultura consumista capitalista e as fenomenais gratificações obtidas pelos serviços financeiros têm de ser uma piada macabra...” — DAVID HARVEY, Neoliberalismo (Ed. Loyola, p. 184)


Algumas características do capitalismo neoliberal que são verdades inconvenientes demais para que sejam mencionadas na Fox News ou na Rede Globo... Por David Harvey.

  • “O patrimônio líquido das 358 pessoas mais ricas do mundo em 1996 era igual à renda combinada dos 45% mais pobres da população mundial - 2,3 bilhões de pessoas. As 200 pessoas mais ricas do mundo, entre 1994-1998, mais do que dobraram seu patrimônio líquido para mais de um trilhão de dólares. Os ativos dos 3 maiores bilionários alcançavam na época um valor superior ao PIB de todos os países menos desenvolvidos e sua população de 600 milhões de pessoas.” (UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAM, 1996. p. 43.)
  • "No âmbito da neoliberalização, emerge no cenário mundial a figura prototípica do TRABALHADOR DESCARTÁVEL. São abundantes os relatos das condições de trabalho estarrecedoras e despóticas em que trabalham os operários das chamadas sweatshops, uma forma moderna de trabalho semi-escravo. Na China e na Indonésia, as condições em que trabalham jovens mulheres que migram das áreas rurais não são menos que horrendas. Duas jovens indonésias contaram sua experiência numa fábrica em Cingapura: 'Somos insultadas regularmente, como parte normal da rotina. Quando se irrita, o chefe xinga as mulheres de vacas, galinhas, vadias, e temos de suportar tudo isso pacientemente, sem reagir...' (p. 182)
  • "A prática de priorizar as necessidades dos bancos e instituições financeiras se traduziu em extrair mais-valia de populações empobrecidas do Terceiro Mundo para pagar aos banqueiros internacionais. Como observa sarcasticamente Stiglitz, 'que mundo peculiar este em que os países pobres estão na verdade subsidiando os mais ricos'. [...] O Estado neoliberal é necessariamente hostil a toda forma de solidariedade social que imponha restrições à acumulação do capital." (p. 84-85)
  • "Um fato persistente no âmbito dessa complexa história da neo-liberalização desigual tem sido a tendência universal a aumentar a desigualdade social e a expor os membros menos afortunados de toda e qualquer sociedade - seja na Indonésia, no México ou na Inglaterra - ao frio glacial da austeridade e ao destino tenebroso da crescente marginalidade." (p. 128)
  • "....a contribuição humana para o aquecimento global disparou a partir de 1970. O Pentágono também alega que o aquecimento pode muito bem ser a longo prazo uma ameaça bem mais grave à segurança dos EUA do que o terrorismo. Curiosamente, os 2 principais culpados pelo aumento das emissões de dióxido de carbono nos últimos anos têm sido as locomotivas da economia global, os EUA e a China." (p. 186)
  • "Aceitar o regime neoliberal equivale a aceitar que a única alternativa é viver sob um regime de interminável acumulação de capital e de crescimento econômico quaisquer que sejam as consequências sociais, ecológicas ou políticas." (p. 195)
“Pode-se esperar que a massa extraordinária de sofrimento produzida por um tal regime político-econômico possa um dia lastrear um movimento capaz de deter a marcha para o abismo? (…) Vocês devem de fato, para resistir à prova, trabalhar para inventar e construir uma ordem social que não teria como única lei a busca do interesse egoísta e a paixão individual do lucro, e que daria lugar a coletivos orientados para a busca racional de fins coletivamente elaborados e aprovados...” - PIERRE BORDIEUContrafogos - Táticas Para Enfrentar a Invasão Neoliberal (Ed. Jorge Zahar, p. 145)




Tracklist / Vol. I: 
01. PEARL JAM, “Do The Evolution”
02. INTERNATIONAL NOISE CONSPIRACY, “Capitalism Stole My Virginity”
03. DEAD KENNEDYS, “Holiday in Cambodia”
04. RAGE AGAINST THE MACHINE, “Killing in the Name Of”
05. BEN HARPER, “Black Rain”
06. LOUDON WAINWRIGHT III, “Hard Day On The Planet”
07. SEX PISTOLS, “God Save The Queen”
08. THE CLASH, “I’m So Bored With The U.S.A.”
09. MARK LANEGAN, “Riot in My House”
10. SONIC YOUTH, “Teenage Riot”
Imagem... Vancouver/2012.
Tracklist / Vol. II: 
01. BLACK FLAG, "Rise Above"
02. BIKINI KILL, "Rebel Girl"
03. RANCID, "Born Frustrated"
04. NO WTO COMBO, "Let's Lynch The Landlord" (*)
05. THE DT'S (Seattle), "Freedom"
06. JEFF BUCKLEY, "The Sky is a Landfill"
07. JEFFERSON AIRPLANE, "Volunteers"
08. JOHN LENNON, "Power to the People"
Imagem por... Shepard Fairey.

(*) NO WORLD TRADE ORGANIZATION COMBO foi uma banda criada na época das manifestações anti-neoliberalismo de Seattle por Jello Biafra (Dead Kennedys) + Krist Novoselic (Nirvana) + Kim Thayil (guitarrista do Soundgarden).


Outras leituras:

Nenhum comentário: