"Eu atribuo as manifestações atuais àquilo que chamo de INFERNO URBANO. Ou seja, 1) o fato de que as EMPREITEIRAS tiveram PASSE LIVRE para fazer a explosão demográfica das cidades por meio dos condomínios (horizontais e verticais) e shopping centers; 2) o fato de que as empresas de transporte tiveram PASSE LIVRE para manter linhas longas e custosas, que dão lucro para elas mas prejudicam a população, com frotas velhas e defasadas, incapazes de responder às necessidades da população e com preços escorchantes... um transporte indigno, indecente, mortífero!; 3) E as montadoras tiveram PASSE LIVRE para a explosão do AUTOMÓVEL INDIVIDUAL...
Então você tem uma cidade marcada por condomínios, shopping centers, veículos individuais em uma quantidade absurda, e a aberração que é nosso transporte público... Estavam criadas condições para que, num dado instante, isto explodisse, e as manifestações foram uma expressão do que a gente vive no inferno urbano..."
Leia também: "Anatomia do Movimento Passe Livre", por Lincoln Secco |
"A militarização da polícia foi OBRA DA DITADURA, ou seja, de quando se instalou o TERROR DE ESTADO no Brasil, isto é, toda a violência terrorista do Estado com as prisões, torturas, mortes, desaparecimentos e censura do pensamento e da palavra - operações que foram financiadas pela burguesia brasileira. O que se fez foi DAR À POLÍCIA uma estrutura do tipo que tem o EXÉRCITO. Ora, um exército está encarregado daquilo que se convencionou chamar de INIMIGO EXTERNO. A polícia, organizada como um exército, ficava então encarregada de lidar com o que, inspirados pelo Departamento de Estado dos EUA, chamaram de INIMIGO INTERNO - e o inimigo interno... é a ESQUERDA.
Esta polícia militarizada e esta estruturação do sistema político partidário - que durante muitos anos formaram um ENTULHO AUTORITÁRIO - tinham que ter sido DESFEITAS para que você pudesse efetivamente DEMOCRATIZAR o Brasil. Do mesmo modo que é urgente a REFORMA POLÍTICA que desmonte a estrutura que a Ditadura propôs, é preciso destruir a organização militarizada da polícia..."
Marilena Chauí
Marilena Chauí
No Doc. "Sob R$ 0,20"
Sampa, 17 de Junho de 2013 |
SOB R$0,20
(Brasil, 2013, 43 min.)
Produção: MUDA - Movimento Urbano de Diálogo Audiovisual
"Como nasceram as manifestações de junho de 2013? Que raízes sociais e políticas estão por trás da forma que se instalou nosso sistema de transporte nesse país? Em que contexto foi criada a polícia militar que, em situações como esta, trata a população como inimiga? Como a mídia tentou se apoderar e pautar essas manifestações? E finalmente: é possível a tarifa zero? O filme contou com entrevistas de diversos manifestantes, membros do Movimento Passe Livre, Lúcio Gregori (Ex-Secretário de Transportes de São Paulo), Marilena Chauí (Filósofa e Professora da USP), Marcelo Feller (Jurista), dentre outros."
Saiba mais:
Muda - Movimento Urbano de Diálogo Audiovisual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário