SOBRE O GRITO ROCK
Depois de integrar todos os estados e regiões brasileiras e extrapolar as fronteiras conectando grande parte da América Latina, o Festival Grito Rock alcança 300 cidades de 30 países diferentes, este ano. Além dos latinos, outros países dos continentes da Europa, Oceania, África, por exemplo, integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e em 2013 acontece entre o período de 1º de fevereiro a 03 de março.
A edição de 2013 escolheu o portal Toque no Brasil (www.tnb.art.br) como principal plataforma de conexão de agentes, produtores e artistas. Além das inscrições, o Toque no Brasil vai fomentar também turnês e shows. Estima-se a criação de aproximadamente 3 mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras.
“O festival é construído colaborativamente pela rede de produtores formada a cada ano e que se fortalece com as conexões para potencializar a realidade local”, explica o coordenador nacional do Grito Rock, Felipe Altenfelder. A produção colaborativa envolve cerca de 9 mil pessoas trabalhando direta e indiretamente, sendo divididos entre empregos formais e informais, autônomos, voluntários e – boa parte deles – são de colaboradores da produção, que recebem em moedas sociais ao invés da moeda oficial vigente (Real).
“O Grito Rock foi a primeira tecnologia fora do eixo a mostrar numericamente a potência do trabalho replicado, multiplicado, descentralizado, aumentando o volume de moeda social investida no cenário cultural, em rede, distribuido nas pontas, chegando a atingir mais de 200 territórios no mundo com capacidade de se desdobrar em núcleos coletivos de empreendimentos culturais.” – comenta a gestora do Banco Fora do Eixo, Lenissa Lenza.
O Grito Rock é um dos grandes estimuladores das cadeias produtivas de pequenas cidades no interior, bem como em todas as capitais do país e demais pontos internacionais que realizam o festival. Estima-se que em 2011 o investimento total dos produtores combinados alcançaram aproximadamente R$2,2 milhões, injetados diretamente no mercado independente. O valor médio de cada evento também foi expressivo – em média foram aplicados $16.000,00, entre reais e moedas solidárias.
O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo no ano de 2003 em Cuiabá (MT). Com a criação do Fora do Eixo, em 2005 – o projeto se ampliou de forma conceitual e geográfica, envolvendo produtores de todo o país.
Em 2011, o Grito Rock aconteceu em mais de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na última edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de aproximadamente 700 produtores culturais, de 15 países diferentes.
CAMPANHAS:
GRITO.DOC
Documente seu Grito! A campanha Grito.Doc tem com objetivo estimular os coletivos e produtores a registrarem seus festivais, mostrando um panorama do evento interligando e dialogando com as diversas linguagem que estão inseridas no Grito Rock, como música, dança, literatura, teatro, meio ambiente, formação, etc Saiba mais.
* * * * *
GRITO VERDE
E por que não ser sustentável? A Nós Ambiente, frente sócio-ambiental do Fora do Eixo e parceiros lança a campanha Grito Verde, que têm por objetivo a promoção e discussão de práticas e valores socioambientais, construindo um evento comprometido com as preocupações globais em relação ao Meio Ambiente. O fomento e a promoção da discussão de práticas e valores ecologicamente corretos auxilia na construção de um evento que dialogue com questões referentes à Cultura, Sociedade e Meio Ambiente.
* * * * *
POS-TV
Divulgue seu festival em tempo real pela Pós Tv! O projeto começou em junho de 2011, após o sucesso das transmissões ao vivo das marchas da Maconha e da Liberdade, em São Paulo, e agora dialoga com o Grito Rock, a fim de ampliar ainda mais a conexão do festival com o público, realizando transmissões dos shows e de todas as outras ações planejadas para a…
* * * * *
GRITO GAY
Partindo do princípio de que a diversidade é a força de uma rede, o Grito Rock abre uma nova campanha em 2013, o Grito Gay! Em busca de uma sociedade com maior respeito à livre sexualidade, a campanha visa incentivar os produtores e coletivos a integrarem uma programação ao público homossexual e simpatizante, e estimular o debate sobre o tema. Existem várias formas de aderir à campanha em sua cidade, e a bancada Gay Fora do Eixo listou algumas em um cardápio de propostas. Festas, filmes, carnavais, debates, tudo vale pra hastear a bandeira…
* * * * *
* * * * *
CAMPANHA HOSPEDA CULTURA
E por que não uma rede de hospedagens solidárias? A Hospeda Grito visa estimular a formação de uma rede de hospedagem solidária, onde bandas, produtores e demais agentes culturais podem se cadastrar e reduzir custos de circulação durante o Grito Rock. Os interessados em solicitar hospedagens podem enviar um e-mail para hospedacultura@foradoeixo.org.br ou se cadastrar em qualquer e uma das regionais.
E muitas campanhas mais… confira:
MIXTAPE DO GRITO GOIÂNIA 2013: 01) ULTRAVESPA, "Motel Barato"; 02) THE NEVES, "Mensageiro"; 03) JOHNNY SUXXX & THE FUCKING BOYS, "Blood and Oil"; 04) HELLBENDERS, "Hurricane"; 05) AURORA RULES, "Eu Vou Vencer"; 06) CHERRY DEVIL, "Getaway"; 07) OVERFUZZ, "Possum"; 08) VISCONDES, "Sou"; 09) VIOLINS, "Grupo de Extermínio de Aberrações"; 10) SAPABONDE, "Maria Passivona".Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário