sábado, 10 de abril de 2010

:: Pavement For Dummies ::


-- por Eduardo Carli ---

Nem sou muito chegado em coletas, que costumam ser pragas caça-níqueis que as majors tiram da cartola para maximizar lucros com sacais "greatest hits", mas esta bolacha do recém-renascido Pavement a gente faz questão de recomendar com entusiasmo. Baixem djá!

Stephen Malkmus e sua trupe, que tinham se separado após o quinto álbum Terror Twilight (1999), deram uma de Fênix neste 2010 e tão de volta das cinzas, com força total: vão sair na já hypada Tour da Reunião, escalados até como um dos headliners do Coachella, e rpometem musiquetas novas para logo. Para celebrar a renascença, soltaram este Quarantine The Past, bolachinha que serve como um excelente "Pavement For Dummies" (and for fans!): são 23 pepitas (incluindo singles e faixas de EPs, músicas não presentes em nenhum dos álbuns de estúdio), todas selecionadas pelos próprios caras.

Taí uma oportunidade supimpa pros leigos conhecerem várias fases e tendências de uma das mais seminais bandas noventistas --- da faceta low-fi / róque de baixíssimo orçamento à la Guided By Voices (e que gerou Slanted & Enchanted, um dos debuts mais cultuados da década) às doideras tortas à la Velvet Underground, das pós-punkices que vão no rastro do The Fall às letras crípticas, nonsense e cheias de referências pop que só encontram paralelo na lírica dum Beck ou At The Drive-In.

Todas as cancionetas assoviáveis e power-pop estão aqui, para que ninguém ralhe que o Pavement é uma "banda difícil e intragável", caso das irresistíveis "Cut Your Hair" (do clássico-mor Crooked Rain, Crooked Rain), "Stereo" (do modesto Brighten The Corners) e "Shady Lane" (do canto de cisne Terror). A faceta baladeira, sempre tingida com aqueles vocais charmosamente desafinados e tímidos à la Lou Reed, também marca presença (com "Spit On a Stranger" e "Here"), lado-a-lado com as barulheiras trashy e punky (como na esporrenta "Unfair"). E não falta o lado experimental-malucão-nerdoso do genial Wowee Zowee, um dos discos mais injustamente subestimados da história do indie-rock.

Não percam, pois, este discaço que vem em muito boa-hora pra nos lembrar que fodástica banda era (e é!) o Pavement. E que este disco nos instigue a cair de cabeça, mais uma vez, nestes 5 grandes álbuns que eles nos legaram, algumas das melhores obras do rock alternativo americano nos anos 90. Gold soundz!

Para mais info, remetemos à bela matéria da Pitchfork. Glue there!


PAVEMENT - Quarantine The Past
[23 faixas, 320kps, 150mb]
http://www.megaupload.com/?d=JTE5HTHI

Nenhum comentário: